Curso para Postulantes à Adoção

 

Realizamos também semestralmente o Curso Para Postulantes à Adoção. Somos desde o segundo semestre de 2012 a instituição chancelada pela Vara da Infância e da Juventude de Uberlândia para ministrar o curso que é exigência legal desde a "Nova Lei da Adoção" (Lei 12.010/09) para todos os requerentes à adoção, sendo condição sine qua non à inserção no Cadastro Nacional da Adoção. O fato do curso ser ministrado pelo Pontes de Amor favoreceu aos postulantes pelo horário em que é ministrado (anteriormente era ministrado pelos técnicos da Vara da Infância e da Juventude em seu horário de trabalho (horário comercial), o que dificultava a participação dos pretendentes. Agora o curso é ministrado à noite, com carga horária estendida, numa proposta interativa e reflexiva (não apenas expositiva), o que favorece o internalizar dos temas e um ambiente reflexivo que visa mudanças mais duradouras quanto a motivação, atitudes, forma de se relacionar, exercício de papéis entre outros. Além disso, o fato do curso ser ministrado por profissionais que não estão integrados no processo de elaboração de laudos psicossociais dos postulantes os deixa mais a vontade para se expor e serem verdadeiros quanto a suas dúvidas e angústias. É iniciado um vínculo entre os postulantes e a equipe do Pontes de Amor, o que favorece o continuar de uma caminhada juntos, participando das reuniões abertas (mensais) e outras atividades que auxiliam constantemente na caminhada e nos processos vivenciados pelas famílias que vivenciam a adoção. O próximo curso será ministrado em cinco encontros (um por semana) visando promover uma preparação de maior qualidade, com mais reflexões e oportunizando debates, perguntas e respostas, trocas de experiência e depoimentos nos encontros. Para receber o certificado o postulante precisa ter uma participação mínima de 80% da carga horária total (15 horas). Os temas abordados são:Motivações para a AdoçãoCriança real x Criança idealRessignificando a AdoçãoOrigem da criança e sua nova configuração familiar ( Respeitar sua história, a importância de resgatar a história e a origem da criança na construção de sua identidade, o contar e revelar, mudar ou não o seu prenome)Rigidez ou flexibilidade quanto à criança desejada e perfil das crianças (Adoção tardia, inter racial, entre irmãos, de portadores de doenças) Estágio de convivência e início da convivência familiar (flexibilidade e limites, colocar-se no lugar do outro)Aspectos Jurídicos da Adoção Cadastro Nacional da AdoçãoDesenvolvimento da Criança e do AdolescenteDepoimentos de Pais por Adoção (Adoção tardia, criança portadora de necessidades especiais, grupo de irmãos, inter racial). Em 2015 houveram duas capacitações em Uberlândia e uma em Araguari, com 139 preparados.

 

Course for Candidates for Adoption

Goal:To help prepare candidates for legal adoption by creating a space for guidance, teaching, reflection, exchange and psychological support during the waiting period.

Justification:The new Adoption Law determines that candidates for adoption must undergo legal and psychosocial preparation as a basic requisite for entering and maintaining their names on the National Adoption Register. The course complies with this legal device, promoting essential learning and reflection for this new phase of the family cycle. It promotes more functional relationships with the adoptee and minimizes the possibilities of an unsuccessful adoption.

Target group:Candidates for Adoption.

Expected duration:The course lasts for 15 hours.  

Number of courses in 2015: 2

Number of articipants in 2015: 139