Coquetel de lançamento do Projeto Criança em Foco

Coquetel de lançamento do Projeto Criança em Foco

Postado originalmente em: Revista Soberana

Em meio às comemorações de seu aniversário de 10 anos, a ONG Pontes de Amor lançou, no último dia 03/08/2022, o projeto Criança em Foco, um ambiente virtual, disponibilizado no site www.pontesdeamor.org.br, voltado a capacitar pais, mães, professores, profissionais, cuidadores e integrantes da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. 

A diretora técnica da Pontes de Amor, Sara Vargas, afirma que esse conteúdo tem o objetivo de ajudar as figuras de referência a cooperar com o público infanto-juvenil para que sejam bem-sucedidos em suas jornadas. “Queremos que tenham mais êxito na convivência e educação destas crianças e adolescentes, cooperando não apenas com a melhoria do comportamento, mas também com o seu desenvolvimento integral, dando o alicerce para que melhor se desenvolvam cognitiva, social e emocionalmente”, ressalta.

O primeiro de uma série de cursos intitula-se: Instrumentalização para o desenvolvimento da criança e adolescente que vieram de histórias difíceis. O curso está dividido em oito aulas com vídeos, recursos escritos e instrumentais, com total de cerca de 4 horas. Para participar, basta clicar na aba Criança em Foco, entrar em “Clique Aqui e Participe”, preencher os dados solicitados, Criar Nova Conta e participar. As aulas são gratuitas e podem ser assistidas no horário e no tempo que o usuário desejar. 

Para concluir o curso é preciso assistir a todos os vídeos, ler os conteúdos adicionais e responder a breves avaliações on line. O certificado é enviado após o término do mesmo.

Sara explica que em decorrência de trajetórias de rupturas e traumas, comportamentos desafiadores são comumente apresentados por crianças e adolescentes, de modo que entram em um padrão de hipervigilância e medo.

“Para elas, confiar em adultos se torna difícil. Os adultos tendem a focar na mudança do comportamento nos moldes tradicionais e se não trabalharmos de forma eficaz na causa do comportamento, teremos muita dificuldade em extingui-lo. O curso é importante por quebrar paradigmas e propor ações factíveis e eficazes para levar a criança/adolescente a sentir-se seguro, mudando seu comportamento e conseguindo se autorregular”

Confira algumas fotos deste momento memorável!

English EN Italian IT Portuguese PT Spanish ES