Programa de Capacitação para a Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

 

Realizamos semestralmente o Programa de Capacitação para a Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. É um projeto do Pontes de Amor, inspirado no projeto Novos Vínculos (realizado pelo Aconchego - Convivência Familiar e Comunitária em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente). O objetivo é disseminar práticas que contribuam para o sucesso da adoção legal e que promovam convivência familiar e comunitária saudável às crianças e adolescentes em condições de institucionalização. Também visa promover maior unidade de pensamento e ação na rede de proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente. O curso beneficia 30 profissionais e estudantes universitários envolvidos com a temática da Convivência Familiar e Comunitária em Uberlândia. Tem como público alvo : Técnicos da Vara da Infância e da Juventude. Técnicos de promotoria da infância e da juventude. Gestores, cuidadores, educadores e equipe técnica das entidades de acolhimento. Conselheiros tutelares e de direitos. Profissionais de organizações não governamentais e organizações da sociedade civil de interesse público Todos os participantes recebem Certificado de Participação do Curso, que tem carga horária de 16 horas. (Para receber o certificado, é exigida a participação mínima de 80% da carga horária do curso).O curso é ministrado pelo Pontes de Amor e sua equipe técnica de psicólogos, coaches, assistentes sociais, administradores, advogados, professores universitários e outros especialistas na temática. O grupo é coordenado por uma equipe de profissionais capacitada pelo projeto Novos Vínculos para replicar metodologias dos programas de preparação de famílias para adoção e apadrinhamento afetivo.As atividades são realizadas por meio de oficinas, priorizando o trabalho em grupo. O projeto vale-se dos conhecimentos da psicologia, psicodrama, sociodrama, teoria das redes sociais, teoria sistêmico-construtivista e assessments do Coaching. São realizados seminários, palestras, jogos dramáticos e dinâmicas de grupo, entre outros recursos.Em 2015 houveram duas capacitações (Araguari e São Paulo) e setenta beneficiados (profissionais de três instituições de acolhimento e um grupo de apoio a adoção).

 

Training Program to Guarantee the Rights of Children and Teenagers  

Goal:To dissiminate practices and new social technologies to the network for the protection of children and teenagers, thus contributing to the success of legal adoption and promoting healthy family and community life for children and teenagers in institutional foster care.

Justification:For the success of legal adoption and sponsorship of institutionalized children and teenagers who have little or no chances of returning to family life, it is essential to train professionals to work on these matters with expertise and flexibility. Involving and training professionals in the network for the protection of children and teenagers is fundamental to obtain good results, since more complex situations require more specialized professionals.

Target group:

- Children and Juvenile Court technicians

- Children and Juvenile Prosecution technicians

- Managers, carers, educators and technical teams from foster care institutions

- Tutor and rights counselors

- Professionals from non-governmental organizations and civil society organizations in the public interest

- Psychologists, social workers, lawyers and pedagogues

- Other members of the network for the protection of children and teenagers

Expected duration:The course is held every six months and lasts for a total of 16 hours.  

Number of programs in 2015: 2

Number of participants in 2015: 70 professionals